Segundo dados da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE 1 em cada 7 casais em idade reprodutiva irão experimentar a infertilidade.
Um artigo realizado pela Universidade Federal de Pernambuco publicado na revista científica “PLOS MEDICINE” documenta a progressão da doença no Brasil, que atualmente acomete 30% dos casais brasileiros em idade fértil.
A Ozonioterapia se destaca no cenário mundial como Terapia Clínica complementar ao tratamento da infertilidade por otimizar a saúde mitocondrial, além de prevenir e tratar disfunções mitocondriais já estabelecidas.
Sabemos que as disfunções da fertilidade podem acontecer em várias etapas do processo de fecundação.
A saúde mitocondrial se relaciona com a fertilidade pelo fato de que os hormônios sexuais são produzidos dentro dessa organela celular.
Qualquer nível de disfunção mitocondrial impacta negativamente a produção hormonal, prejudicando o funcionamento de todas as glândulas secretoras de hormônios, incluindo ovários e testículos.
A célula do corpo da mulher com maior teor de mitocôndrias é o oócito (estrutura localizada dentro do folículo). Para que ele sobreviva e se desenvolva no período pré-implantação é muito importante otimizar a saúde mitocondrial.
Depois da fecundação, é a energia produzida pelas mitocôndrias que darão vida ao oócito favorecendo a implantação e o bom desenvolvimento embrionário.
Quanto menor for a produção de energia à nível mitocondrial maior é a incidência de prejuízo na divisão dos cromossomos, má formação e risco de aborto.
No envelhecimento ovariano uma das questões mais importantes está relacionada à saúde mitocondrial.
Nessa condição haverá um menor número de mitocôndrias e ainda acúmulo de mutações no DNA mitocondrial. A disfunção mitocondrial se relaciona intimamente com falência ovariana.
Além de otimizar a saúde mitocondrial, a Ozonioterapia é bem reconhecida no tratamento da disbiose vaginal / intestinal que é determinante da saúde reprodutiva feminina.
Por apresentar ação virucida, bactericida e fungicida a Ozonioterapia favorece ainda o tratamento de infecções pélvicas favorecendo fatores tubários (saúde das trompas).