Nutrição e Fertilidade

A fertilidade humana é impactada por diversos fatores. Elementos ambientais como as toxinas, os poluentes, pesticidas, agrotóxicos e os metais tóxicos podem causar envelhecimento ovariano, alteração na ovulação e interferir no processo de implantação do embrião no útero e comprometer uma possível gravidez.

Clique no play

Clique no play

Dúvidas Frequentes

Alimentos que mais contribuem para o aumento da fertilidade

Devem ser retirados da dieta diária os alimentos industrializados, processados e ricos em produtos químicos. Verduras, legumes e frutas devem ser inseridos. Além de carboidratos complexos como aipim, cará, inhame, batata doce;

Quais nutrientes são fundamentais para uma alimentação adequada?

Ferro e Ácido Fólico/ Folato (B9) | Regulando o ciclo ovulatório e prevenindo anemia.

Onde o ferro é encontrado?

O ferro é encontrado especialmente nas carnes, leguminosas e vegetais folhosos verdes escuros. O estilo de vida também influencia diretamente a capacidade reprodutiva de homens e mulheres. Questões como sedentarismo, estresse, sono ruim, sobrepeso ou obesidade, fumo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas podem ser responsáveis por um real declínio da fertilidade. 

Principais causas da infertilidade

Endometriose: doença caracterizada por fortes dores durante o ciclo menstrual que quando não tratada pode levar à infertilidade, afetando uma a cada dez mulheres.

Varicocele: espécie de varizes nos testículos que atualmente representa cerca de 40% das causas de infertilidade masculina.

Síndrome dos Ovários Policísticos: transtorno endócrino responsável por 30% dos casos de infertilidade feminina.